Sistema de Gestão para pequenas Distribuidoras

Um sistema de gestão que atende micro e pequenas empresas de distribuição não é difícil de encontrar. Existem várias soluções que prometem maior controle dos processos das distribuidoras.
Muitas vezes, um sistema de gestão atende bem uma parte do processo e deixa a desejar em outro setor. Isso faz com que os empresários adotem varias planilhas para ter maior controle. Portanto, se você tem um sistema de gestão, não faz sentido utilizar planilhas. 




Por que utilizar um Sistema de Gestão em minha micro/pequena empresa? 

A realidade de algumas empresas é não usar nenhum sistema de gestão, possibilitando que cada departamento utilize a solução que julgar mais adequada.
O problema é que isso prejudica a gestão e tomada de decisão por parte dos proprietários, gerentes e coordenadores.
Por exemplo, se o responsável pelo estoque não souber qual a previsão de vendas, poderá comprar itens que ficarão encalhados ou insuficientes para atender à demanda.
O uso de um sistema de gestão empresarial – ERP diminui erros que são facilmente cometidos por empresários que não possuem uma visão 360º das áreas internas e da demanda externa.

Quais são as vantagens de um sistema de gestão?

Com a implantação de um sistema de gestão especifico ao segmento de cada negócio, diversas vantagens são observadas:

  • Aumento a produtividade;
  • Aumento a transparência;
  • Reduz a burocracia no trâmite de processos;
  • Aprimora o clima organizacional da empresa;
  • Torna o negócio mais competitivo e mais próximo da excelência;
  • Padroniza processos em consonância aos padrões internacionais;
  • Possibilita um ambiente de trabalho mais seguro, agradável e produtivo;
  • Fortalece a percepção de marca tanto entre o público interno, quanto entre os clientes.

Simplifique os processos de gestão para se destacar no mercado

O gestor precisa buscar garantias de que, com a máxima velocidade e a qualquer tempo, terá as informações necessárias para:

  • Fazer um exame crítico
  • Planejar uma estratégia;
  • Validar as tomadas de decisões.

É essencial que as funcionalidades do sistema de gestão estejam disponíveis de maneira colaborativa e inteligente integrando tecnologia, empresa, colaboradores e clientes.

Isso fará com que sua empresa tenha maior agilidade e organização, elevando-a a um nível superior aos seus concorrentes.

Como saber quando implantar um Sistema de Gestão na minha empresa?

Quando essa questão surge, significa que algumas situações já estão mostrando a necessidade de buscar soluções aos problemas. Basta fazer uma breve análise dos atuais processos de gestão e dos resultados que os mesmos oferecem.

Um processo de gestão eficiente deve permitir detectar com facilidade gargalos que possam surgir no ciclo do negócio. Esses gargalos vão desde a fabricação de produtos, entrega de serviços ou compra de mercadorias, passando pelos processos de comercialização.

Se o ciclo não é visível de forma simplificada, surge mais um cenário que o software de gestão é necessário.

Com base nesta análise, é possível detectar eventuais falhas e fazer uma estimativa do quanto elas custam para serem corrigidas.

Quanto custam os erros?

Quando o gestor detecta que há perda de tempo, material e dinheiro em decorrência de erros operacionais que exigem retrabalho, surge outro forte indicativo da necessidade real para implantação de um sistema de gestão.


Sistema de Gestão para pequenas Distribuidoras
Sistema de Gestão para pequenas Distribuidoras

Um dos fatores que determinam o sucesso ou fracasso da empresa é a velocidade em que os processos são desenvolvidos. Sobretudo aqueles que interferem diretamente no processo comercial e entrega de produtos e serviços.

Afinal, entre o envio de um pedido até sua entrega, o cliente não pode ficar à mercê da ineficiência de processos não automatizados.

Software Facilitador

A implantação de um software gestão é capaz de oferecer uma série de soluções que serão determinantes para melhorar desempenho do negócio.

Contudo, a medida não será suficiente se não for precedida de alguns cuidados e também se não for utilizado no dia-a-dia de forma sistemática. A começar pela plena compreensão dos processos que a empresa desenvolve.

O software virá como um facilitador, que reduzirá a complexidade dos trâmites, aumentando a velocidade de acesso às informações, que ficarão disponíveis em um banco de dados único.

Nova cultura para o crescimento da empresa

A implantação de um sistema de gestão significa também a implantação de uma nova cultura na empresa para redução de custos e rumo ao crescimento. Esta nova cultura pode não ser tão fácil de ser implantadas por exigir algumas mudanças.

Portanto, é o momento de revisar os processos e procedimentos atuais, com a oportunidade de eliminar aquilo que ocorre de errado e inovar a execução das tarefas do dia-a-dia.

Monitoramento em tempo real do resultados da empresa

Como falamos de uma nova cultura, é possível que leve algum tempo para que ela seja assimilada. É possivel que a implantação do sistema de gestão receba alguma resistência por parte dos colaboradores.

Por isto, é essencial fazer o monitoramento constante do uso, inclusive em fases posteriores a implantação. Quando os colaboradores conhecem a cultura organizacional da onde trabalham e se identificam, eles vestem a camisa mais facilmente.

Invista na ferramenta certa

Para garantir uma cultura de organização da empresa é preciso da ferramenta necessária para desempenhar as suas tarefas com qualidade.

O pedidos.cloud é a maneira mais inteligente de tornar o seu negócio mais organizado e dinâmico. Perfeito para distribuidora sem sistema ou que já possuem algum sistema, mas que não atende suas necessidades.

Nosso sistema para distribuidoras possui recursos que simplificam os processos da sua distribuidora, gerenciando melhor o prazo, custos e qualidade de seus produtos. E tudo isso por assinatura, sem custo de implantação.

Conheça o pedidos.cloud e veja o que podemos fazer pelo seu negócio.