Manual do Usuário ea7.ERP

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CONHEÇA OS RECURSOS

Buscas e filtros

FILTROS RÁPIDOS NO TOPO:

Os Filtros rápidos sempre aparecem no início da página de cada menu, sempre práticos para facilitar suas buscas, informe nos devidos campos o que deseja procurar e clique em Buscar (lupa).

FILTROS NAS COLUNAS:

1.Todas as colunas possuem Filtros, para isso, basta arrastar o seu mouse no título da coluna e clicar na setinha, aparecerão 4 opções:

a) Ordem Ascendente: São ordenados alfabeticamente de A a Z. 
b) Ordem Descendente: São ordenados do menor para o maior;
c) Colunas: É possível escolher as colunas que serão visíveis ou escondidas;
d) Filtros: Dependendo do menu e coluna, o filtro pode oferecer três opções de busca: Maior que (<), Menor que (>) e o Campo de Texto, onde podem ser digitados números ou palavras referentes a busca do usuário.

  

2.Também existem colunas no formato Data, onde o Filtro possui opções: "Antes de" uma data e "Após" uma data. Exemplos:

a) Antes de: 01/01/2017; listam resultados até 31/12/2016
b) Após: 23/01/2017; listam resultados à partir de 24/01/2017
 

3. Existem colunas muito parecidas porém com funções diferentes, Inclusão e Data são exemplos disso.

a) Inclusão: É a data em que o registro foi incluído no sistema e não permite alteração para fins de histórico do usuário. 
b) Data: Geralmente é a mesma da data de inclusão mas pode ser alterada conforme necessidade.
 

FILTROS POR PERÍODO:

Como padrão a maioria das listagens exibe inicialmente o mês atual e permitem que sejam alterados, como mostrado abaixo:

 
FILTROS PRESENTES NA MAIORIA DOS MENUS:
 
  1. Mês Atual: Seleciona o mês atual inteiro, desde o primeiro dia do mês até o dia atual (hoje);
  2. Mês Anterior: Busca o mês passado inteiro, do inicio ao fim, facilita muito na hora de gerar relatórios;
  3. Mês Próximo: Lista todos as informações para o próximo mês, geralmente pedidos, pagamentos e pendências. 
  4. Tudo: Este botão auxilia as buscas feitas por colunas ou mesmo os filtros rápidos, é forma de buscar informações completas, assim que fizer suas buscas clique no botão "Tudo" e aguarde o processamento.
  5. Limpar Filtros: Este diferente de todos os outros "não filtra (busca)", apenas vare todos os Campos/Colunas filtradas, permitindo que faça uma nova busca com informações diferentes no mesmo menu.
Obs: Filtros presentes nos módulos: Financeiro, Vendas e Compras.
 

Colunas ocultas

Algumas colunas podem ficar ocultas para resumir a tela do sistema, elas continuam escondidas ate que habilite para aparecer:

  • Isso é bem simples, passe o mouse no título da coluna, clique na seta, no filtro "Colunas", escolha qualquer coluna que deseja esconder e aguarde o processamento;
  • Para voltar a visualizar a coluna oculta, faça o mesmo processo e selecione a coluna novamente.
 
Obs: Estas ações são temporárias e são desfeitas quando atualiza o navegador. Da mesma forma, para telas com mais colunas, algumas já são ocultas como padrão e também podem ser exibidas.

ADMINISTRAÇÃO

Primeiro acesso como administrador

Ao receber o link de acesso do sistema aparecerá a tela de login onde deverá ser preenchido o nome do usuário administrador e senha. É recomendado que o link seja salvo como favoritos, para facilitar os próximos acessos.

Alterar senha

Para alterar sua própria senha clique no menu CONFIGURACÕES > ALTERAR SENHA > ALTERAR .

  • Esta funcionalidade permite ao usuário a alteração de Senha do acesso ao sistema.
  • Acesse o módulo Configuração/Alterar senha, digite sua Senha atual;
  • Adicione a Nova Senha;
  • Confirme a Nova Senha digitando novamente e clique em Alterar;
  • Após atualizar a página ou entrar acessar novamente o sistema, o usuário poderá usar a Nova senha.

Para alterar a senha de um usuário acesse Gestão Administrativa / Usuários, então selecione qualquer um dos módulos e clique no botão no topo Redefinir Senha e confirme.

Pronto! o usuário já poderá acessar com a senha temporária que é o próprio usuário.

VENDAS

Lançar uma Venda

DADOS GERAIS:

  •  Acesse o menu: Depto. de Vendas/ Gestão de Vendas e clique em “+” (Nova Venda);
  •  Preencha as informações mais importantes como Data, Vendedor, Status, Tp. Entrega;
  •  No quadro Cliente, se o cliente já estiver  cadastrado selecione-o na lista, se for um novo cliente, clique no “+” (Novo cliente e siga o tópico Cadastrar ou editar clientes/ Cadastrar ou editar um cliente novo diretamente da venda)
 
PRODUTOS:
  •  No quadro Produtos, selecione cada produto e informe quantidade, valor e adicione à listagem;
  •  Caso precise editar algum produto já inserido, basta clicar 2x na linha e alterar o que for necessário, não esqueça de salvar o produto e no fim o pedido.
 
FORMAS DE PAGAMENTO
 
(Este procedimento só deve ser feito se o cliente já pretende informar o método de pagamento, caso contrário [clientes que fazem acertos periódicos]) então deve apenas informar pagamentos diretamente na Conta à Receber:
  •  Informe todos os campos de cada recebimento e adicione na listagem;
 
FORMAS DE ENTREGA:
  •  Informe principalmente o endereço de entrega e demais campos necessários
  • Salve o pedido.
 
Obs: Para editar uma venda, basta clicar 2x em sua linha na listagem principal;

Lançar uma Cotação

Para lançar uma cotação é bem simples:

  •  Acesse o menu: Depto. de Vendas/ Gestão de Vendas e clique em “+” (Nova Venda);
  •  Preencha as informações mais importantes como: Data, Vendedor, Status;
  •  No campo Tipo selecione a opção Cotação;
Obs: As demais informações são preenchidas como uma Venda comum, com informações do Cliente e do Produto.

Cancelar uma Venda

Para cancelar uma venda é preciso cancelar todas suas Entregas e Recebimentos como mostrado abaixo e após isso, basta alterar o campo Status: Cancelado, preencher o motivo e Salvar.

Nota: Cotações podem ser canceladas diretamente como explicado acima, sem necessidade de verificar Recebimentos ou Entregas.

Para cancelar uma venda é necessário cancelar todas suas entregas (se houver no módulo Expedição).

  • Primeiro mude o campo Tp. Entrega: À Entregar;
  • Se já tiver esta opção, verifique no menu Depto. Expedição/ Expedição, se este pedido possui entregas, se possuir, deve remover todas e salvar.

Cancelar recebimentos

  • Para cancelar uma venda é necessário cancelar ou estornar todos os seus pagamentos.

    •  Primeiro acesse Finanças/ Contas à Receber
    •  Busque a Conta à Receber (ID da conta é informada na lista de vendas) e abra;
    •  No quadro Recebimento, clique 2x em cada pagamento e mude SituaçãoCancelado ou Estornado. Salve cada pagamento
    • Por fim salve a conta!

Pesquisar Vendas

Existem duas maneiras rápidas de pesquisar por uma venda especifica: 

1. Acesse o menu  Depto. de Vendas/ Gestão de Vendas;
  •  Preencha as informações no campo: Cliente, Produto e Data de Emissão (se caso não souber a data pode deixar este campo em branco);
  •  Clique em Buscar (lupa) e aguarde o processamento;
 
2. Acesse o menu  Depto. de Vendas/ Gestão de Vendas;
  •  Na coluna ID,  preencha o campo Filtro, com o numero da venda, clique em TUDO e aguarde o processamento. 
 
Nota: Demais campos podem ser adicionados à busca.

Produtos Vendidos/ Vendas Detalhadas

Para verificar Produtos Vendidos:

  • Acesse o menu Depto. de Vendas/ Lista de Itens de Vendas;
  •  Informe o Mês e Ano, clique na lupa (Buscar) e aguarde o processamento;
 
OU
 
  •  Acesse o menu Depto. de Vendas/ Lista de Itens de Vendas;
  •  Clique na Coluna Data, em Filtro, adicione Incio e Fim, e depois de um Buscar (lupa). Desta maneira é possível buscar mais que 1 mês, ate mesmo o ano todo para verificar o percentual de cada produto.
EX: Incio: 01/01/2017  - Fim: 23/05/2017!
 
 
Obs: Para facilitar, após seguir os passos a cima, você pode gerar Relatório II (Imprimir Listagem Atual por Produto), nele você informações como: Produto, Quantidade, Valor e Percentual vendido no mês que filtrou.
 
Para Vendas Detalhadas:
 
Para ter acesso as informações de venda de cada produto como:  Cliente, Valor e Quantidade vendida siga os seguintes passos:
 
  •  Acesse o menu Depto. de Vendas/ Lista de Itens de Vendas;
  •  Informe o Mês e Ano, clique na lupa (Buscar);
  •  Gere o Relatório I ( Imprimir Listagem Atual). Neste relatório, você identifica a Venda (número do pedido), o Cliente que comprou o seu produto e a quantidade vendida.

Relatórios em PDF e Excel

Relatório de Vendas

  • Acesse Depto. de Vendas/Gestão de Vendas;
  • Faça os filtros que desejar (permite filtrar simultaneamente todas as colunas)
  • Clique nos botões c/ o relatório desejado, são eles:

Relatório PDF da Listagem atual

- Informa; Número do pedido (Venda), Vendedor, Cliente, Número de Itens, Status, Tipo de pagamento, Situação, Tipo, Expedição e Inclusão;

Relatório Vendas/Cliente PDF Listagem Atual

- Informa o Ranking de clientes, dos que mais compram em sua empresa aos que menos compra, com numero de Colocação (1° ao ...°), Cliente e Valor total.

EXCEL, clique em "Exportar Excel "

- Informa: Código, Data, Vendedor, Cliente, Valor Total, Número de Itens,  Status, Situação, Tipo, Expedição, Inclusão e etc.

Relatório de Produtos Vendidos

  • Acesse o menu Depto. de Vendas/ Produtos Vendidos;
Este Módulo possui dois relatórios:

Relatório I ( Imprimir Listagem Atual)

- Informa: Venda (número do pedido), o Cliente que comprou o seu produto e a quantidade vendida.

Relatório II (Imprimir Listagem Atual por Produto)

- Informa: Produto, Quantidade, Valor e Percentual vendido no mês que filtrou.[/vc_toggle][/vc_tta_section][vc_tta_section title="Cadastrar ou Editar Clientes"

Cadastrar ou editar um cliente novo direto da venda

NOVO CLIENTE:
  • Acesse o menu: Depto. de Vendas/ Gestão de Vendas e clique em “+” (Nova Venda);
  • No quadro Cliente, (se o cliente não estiver ainda cadastrado, se já tiver apenas selecione-o lista), clique no “+”
  • Preencha principalmente os campos Tipo: Cliente, Nome ou Razão Social, CPF ou CNPJ;
  • Preencha demais campos necessários e Salve;
  • Continue lançando demais informações do pedido e Salve o pedido ;
  •  Pronto! Caso você seja um vendedor, este cliente estará em seu nome automaticamente;
 
 
EDITAR UM CLIENTE:
  • Acesse o menu: Depto. de Vendas/ Gestão de Vendas e clique em “+” (Nova Venda) ou abra uma venda já existente (2 cliques na linha);
  • Na quadro Cliente, (se for nova venda, selecione o cliente), então clique no ícone de "Lápis" (Editar Cliente)
  • Altere as informações necessárias e Salve;
  • Então pode fechar a venda ou continue lançando demais informações do pedido e Salve o pedido ;

Limite de crédito do cliente

O Limite de Crédito é uma das várias formas de proteger o seu departamento financeiro evitando que clientes "inadimplentes" continuem comprando sem liquidar as pendências anteriores.

Definir ou ajustar o Limite de Crédito do cliente

Para adicionar um Limite em compras ao seu cliente siga os passos a baixo:
 
  • Acesse o menu Gestão de Pessoas/ Cadastro Unificado;
  •  Selecione e abra o Cadastro do Cliente, logo no fim da página em Limite de Crédito, digite o valor limite de compras de seu cliente junto à sua empresa e salve (Salvar).
 
Obs: Quando este limite for atingido, o sistema não permitirá que efetue vendas À Prazo para este cliente, somente À Vista já informando a forma de pagamento.
 
Ou você pode seguir outro caminho mais fácil para ajustar o limite ao seu cliente, caso já esta efetuando um venda, é simples:
 
  • Já dentro do pedido, no menu Depto. Vendas/ Gestão de Vendas, ao lado do campo do cliente, existem dois botões, um com "+" e outro com um "Lápis"(Editar Cliente)
  • clique em Editar Cliente, esta opção te levará diretamente ao cadastro deste mesmo cliente, podendo assim alterar o valor do Limite de Crédito, assim que Salvar, poderá continuar na venda.

*Aproveite também para confirmar outras informações cadastrais.

Frete

QUANDO NÃO HÁ COBRANÇA E PAGAMENTO DE FRETE

  • Basta não preencher as informações no quadro Formas de Entrega ou preencha o campo Tipo Cobrança: Sem Frete;
QUANDO HÁ PAGAMENTO DE FRETE, MAS NÃO SERÁ COBRADO DO CLIENTE.
 
  •  No quadro Formas de Entrega, preencha o campo Tipo Cobrança: Pago, então será gerada uma conta à pagar em nome do transportador selecionado no campo Transportador.
  •  Preencha o campo Valor Pagar.
  •  Não é necessário preencher o campo Valor Cobrado.
 
QUANDO O FRETE  SERÁ COBRADO DO CLIENTE E PAGO AO TRANSPORTADOR
 
  •  No quadro Formas de Entrega, preencha o campo Tipo Cobrança: Pago, então será gerada uma conta à pagar em nome do transportador selecionado no campo Transportador com o valor do campo Valor Pagar e uma conta à receber em nome do cliente com o valor do campo Valor Cobrado.

Lançar uma Devolução de uma Venda

Para lançar uma devolução é bem simples:
  •  Acesse o menu Depto. de Vendas/ Devoluções de Vendas e clique em "+" Cadastrar Novo;
  •  Preencha os campos com o nome do Cliente, Produto, Quantidade e Valor do produto a ser devolvido e  "+ Adicionar Produto";
  •  Se desejar informar o pagamento, preencha os campos em Formas de Pagamento e clique no  "+"  Adicionar pagamento e para finalizar clique em Salvar;
 
Nota: Caso seja uma nota de Devolução,  informe o número da nota fiscal  de origem referente a esta Devolução no campo Informações complementares, assim que salva-la, selecione-a e clique em Gerar NF-e e aguarde o processamento.

Cálculo do Markup e Rentabilidade

O Markup é:
a diferença entre o valor final de venda do produto 
+ (mais) Valor de Frete cobrado do cliente 
- (menos) o Valor de “Último Custo” (campo no cadastro do produto) *
Resultando em um lucro bruto, mostrado na venda por produto e por total da venda.
 
A Rentabilidade é o percentual (%) que este lucro bruto representou do Valor de “Último Custo” do produto.
Este percentual será mostrado por produto, mas no total da venda será uma média de todos os produtos.
 
* Você pode congelar o “Último Custo” do produto ao importar XML, que por padrão atualiza automaticamente quando a nota de compra é importada. Faça isso no menu Gestão de Pessoas/ Usuários/ Configurar Permissões de Usuários, no item COMPRAS e ESTOQUE.
 
Feito isso você pode ajustar o valor real de custo do produto, incluindo impostos, frete padrão, etc.
 
Nota: Ainda não é possível incluir automaticamente nestes cálculos o Valor de Frete da Compra e Impostos.

GESTÃO DE PESSOAS

Cadastrar um vendedor

  • Acesse o menu: Gestão de Pessoas/ Cadastro Unificado e clique em “+” (Novo cadastro);
  • Na aba Dados, preencha principalmente os campos Tipo: Funcionário, Nome, CPF;
  • Na aba Trabalhista, Situação: Contratado e Funções: Vendedor.

Cadastrar um usuário

  • Primeiramente o funcionário precisa estar cadastrado em Gestão de Pessoas/ Cadastro Unificado, conforme abaixo;
  • Na aba Dados, preencha principalmente os campos Tipo: Funcionário, Nome, CPF;
  • Na aba Trabalhista, Situação: Contratado.
  • Acesse o menu: Gestão de Pessoas/ Usuários e clique em “+” (Novo cadastro);
  • Selecione o funcionário cadastrado no campo Nome;
  • Digite um usuário no formato nome.sobrenome;
  • Selecione os Módulos aos quais ele terá permissão de acesso;
  • O primeiro acesso é feito utilizando o próprio usuário como senha, ex: “nome.sobrenome” (incluindo o ponto).

Excluir uma pessoa

Acesse o módulo Gestão de Pessoas/Cadastro Unificado, selecione o cadastro que deseja cancelar, clique na lixeira (Excluir Registros) e confirme.

Obs: Pessoas que já possuem algum registro em seu nome como: venda, compra, contas à pagar, etc não podem ser excluídas por motivos de histórico.

Cadastrar ou editar um cliente pelo mód. Gestão de Pessoas

NOVO CLIENTE:
  • Acesse o menu: Gestão de Pessoas/ Cadastro Unificado e clique em “+” (Novo cadastro);
  • Na aba Dados, preencha principalmente os campos Tipo: Cliente, Nome ou Razão Social, CPF ou CNPJ;
  • Preencha demais campos necessários e Salve;
  • Pronto! Caso você seja um vendedor, este cliente estará em seu nome automaticamente;
 
EDITAR UM CLIENTE:
  • Acesse o menu: Gestão de Pessoas/ Cadastro Unificado e busque o cliente através dos filtros, então clique 2x na linha;
  • Na aba Dados, preencha principalmente os campos Tipo: Cliente, Nome ou Razão Social, CPF ou CNPJ;
  • Preencha demais campos necessários e Salve;
  • Pronto! Caso você seja um vendedor, este cliente estará em seu nome automaticamente;

NFe

Importante antes de gerar qualquer tipo de nota

  • Certifique-se de que no cadastro do cliente o campo “EMITIR NFe PARA ESTA PESSOA?” esteja selecionado e todos os campos de informações fiscais preenchidos corretamente.
  • Certifique-se de que no cadastro do produto o campo “EMITIR NFe DESTE PRODUTO?” esteja selecionado e todos os campos de informações fiscais e de tributos preenchidos corretamente.
  • Certifique-se de que na venda/pedido o campo “EMITIR NFe DESTA VENDA?” esteja selecionado e todos os campos de informações fiscais preenchidos corretamente.

Como emitir notas fiscais eletrônicas

  • Selecione uma Venda, clique em NF-e (Transmitir NF-e), aguardar o processamento;
  • O PDF da nota é aberto automaticamente e um email contendo o PDF e XML é disparado para seu cliente com cópia para você.

Como consultar notas fiscais emitidas

  • Acesse o Portal DFe pelo link http://portal.ns.eti.br/#/login, informe o login e senha que você recebeu.
  • Clique no menu NFe > Documento Emitidos.
  • Informe o periodo que você quer visualizar e clique em listar.

Carta de Correção

  • Selecione a venda/pedido que pretende emitir carta de correção.
  • Clique em NFe > Carta de Correção NFe.
  • Preencha o campo de justificativa com mais de 15 carácteres. Caso seja a segunda carta de correção para a mesma nota altere o campo "Sequencial" de "1" para "2" e assim por diante.

Cancelar notas fiscais emitidas

  • Selecione a venda/pedido que pretende cancelar.
  • Clique em NFe > Cancelar NFe.
  • Preencha o campo de justificativa com mais de 15 carácteres e clique em "Transmitir Cancelamento"

Inutilizar uma NFe

  • Clique em NFe > Inutilizar NFe.
  • Escolha a Empresa Emitente da Nota
  • Preencha o campo de justificativa com mais de 15 carácteres.
  • Escolha o intervalo de notas que quer inutilizar;

Exemplo:

  • Se pretende inutilizar apenas uma nota preencha em "NFe inicial" e "NFe Final" o mesmo número de nota.
  • Se pretende inutilizar mais de uma nota preencha em "NFe inicial" o numero da primeira nota a ser inutilizada e em "NFe Final" o numero da ultima nota a ser inutilizada. Todas as notas neste intervalo serão inutilizadas.

Emitir uma NFCe

  •  Lance uma venda normalmente e selecione na VENDA e no cadastro do CLIENTE a caixa “Emitir NFe ... “

e preencha as informações corretas.

- Se a venda for para CONSUMIDOR (Sem CPF)

As informações fiscais já estão corretas é só selecionar a Natureza “Venda dentro do Estado”.

- Se a venda for para o Cliente COM CPF

* Será necessário preencher todos os dados fiscais coerentes, incluindo a Natureza, dentro ou fora do estado.

  • Se for uma COTAÇÃO
    Não é necessário informar pagamento. Não vai contabilizar estoque
    Não vai gerar financeiro
  •  Se for uma VENDA

* É necessário informar o pagamento com o VALOR EXATO DA VENDA, senão dará erro. Gera estoque normalmente
Gera financeiro normalmente

  •  Com a venda e dados fiscais ok, selecione-a e clique em NFCe/ Transmitir NFCe e aguarde o processamento.

Antes de gerar a NFe de Devolução de Compra

  • Acesse Depto. Compras/Natureza de operação, clique em "+" (Cadastrar Nova Natureza), crie uma nova Natureza,  ex: Devolução de Compras, adicione o Tipo (dentro ou fora do Estado), Finalidade: Devolução/Retorno, Tipo de Operação: Saída.
  • Acesse Depto. Compras/ Produtos/ Serviços, cadaste seu produto em "+" (Cadastrar Novo), adicione as informações necessárias e os parâmetros fiscais (indicados pelos próprios contadores), caso já esteja cadastrado, abra seu cadastro e crie uma nova tabela CFOP;
  • Dentro do cadastro do Produto, no quadro CFOP, clique em "+" (Cadastrar Nova CFOP), adicione a notava natureza que acabou de criar, as demais informações são fornecidas pelo seu contador, como: CRT, CST/CSOSN, Número de CFOP, Alíquotas e MVA e etc. Seguindo estes passos ja esta pronto para Devolução de NF-e de Compra. Siga os passos a baixo:

Emitir NFe de Devolução de Compra

  • Acesse Depto. Compras/ Devolução de Compras, clique em "+" (Adicionar Novo), selecione seu Fornecedor;
  • Em seguida informe: Produto, Quantidade, Valor, Desconto e Observação (caso tenha), clique em "+" (Adicionar Produto);
  • No quadro "Formas de Pagamento", Informe o pagamento (se necessário), clique em "+" (Adicionar Pagamento) e o mesmo em "Formas de Entrega";
  • Ainda dentro da Devolução, abra o quadro "NF-e", selecione a natureza, ex: "Devolução de Compra";
  • Ao lado de Natureza, em "Chave", digite o código de 44 dígitos de sua nota de Compra (fica logo a baixo do código de barras de sua nota);
  • No mesmo quadro de NF-e, em "Informações complementares",  informe o número da sua nota de referencia de Compra, informe também que é uma devolução. Ex: Devolução da Compras 1212, devido a isso e aquilo- Dia 01/01/17...- Salve (Antes de salvar verifique com seu contador!);
  • Selecione esta Devolução que acabou se salvar, clique em NF-e (Gerar NF-e), aguarde o processamento, e assim que for autorizada na SEFAZ, abrirá um copia em PDF para Visualizar, Salvar ou Imprimir.

COMPRAS E ESTOQUE

Lançar uma Compra

  • Acesse Depto. Compras/ Gestão de Compras, clique em "+" (Cadastrar Novo);
  • Selecione o Fornecedor, Status, Data, Tp. Doc;
  • Adicione o Produto, Quantidade, Valor, Desconto, Validade e Garantia, clique no "+ Adicionar Produto";
  • Para adicionar pagamentos é simples, no quadro "Formas de Pagamento", adicione as informações do título e clique no "+" (Adicionar Pagamento);
  • Caso não tenha Frete, não é necessário adicionar basta Salvar e sua compra estará pronta.

Cancelar uma Compra

Antes de Cancelar a Compra recomenda-se que vá para Finanças/ Contas à Pagar, abra a conta, cancele o pagamento e salve (Salvar), siga os passos a baixo;

  • Acesse Finanças/ Contas à Pagar, filtre e abra a conta que deve estar em nome de seu Fornecedor ou Transportador;
  • De dois cliques no pagamento, no campo "Situação" selecione a opção Cancelar, salve no botão Salvar da mesma barra do pagamento, após isso salve no "Salvar", do canto inferior direito ao lado de Cancelar.
 
Obs: Só é possível cancelar um Pagamento que estiver dentro da Conta à Pagar, cancelando na conta automaticamente o pagamento que estiver dentro da Compra será cancelado também.
  •  Acesse Depto. Compras/Gestão de Compras, selecione a Compra que deseja cancelar;
  • clique em Cancelar (Ícone lixeira) e confirme.

 

Pesquisar Compras

Para pesquisar suas Compras é bem fácil, use os filtros como explicado a baixo;
 
  • Acesse Depto. Compras/ Gestão de Compras;
  • Use os Filtros que estão dentro de cada coluna, basta passar o mouse em cima de cada uma e clicar na seta que aparece, e então selecionar a opção Filtro; 
  • Digite sua busca e clique em Tudo.
  •  Repita o procedimento em todas as colunas que desejar incluir na busca.
 
Nota: É possível filtrar várias colunas ao mesmo tempo e quanto mais colunas filtrar, menor e mais específico será o resultado. 

Compras detalhadas/ Produtos comprados

  • Acesse Depto. Compras/ Produtos Comprados, nele é possível verificar de forma detalhada todas as compras, informa o Nome do Fornecedor, o Produto, Quantidade, Estoque, Valor, Garantia, Status, Custo Médio, Data de compra e número de Compra.
  • Também é possível usar os filtros para facilitar suas buscas como: Data, Mês Anterior, Mês Atual, Mês Próximo,  e em todas as opções apresentadas a cima é possível filtrar e gerar relatório!

Frete

  • Acesse Depto. Compras/ Gestão de Compras,  abra a Compra para editar, ou, caso esteja efetuando uma nova, o caminho é o mesmo, no quadro "Formas de Entrega" informe: Data Entrega, Modalidade, Transportador, Placa e Motorista (caso tenha), Valor à Pagar, Tipo de Documento, Situação, Número de Documento, Vencimento (caso tenha) e CTE, salve (Salvar). 

Cadastrar ou Editar Fornecedores

CADASTRAR - FORNECEDOR NOVO NA COMPRA:
  • Acesse Depto. Compras/Gestão de Compras, clique no "+" (Cadastrar Novo);
  • Ao lado direito do campo Fornecedor, clique em "+" (Cadastrar Novo Fornecedor), adicione as informações necessárias na aba de "Dados" como: Razão Social/Nome, CPF/CNPJ, Inscrição Estadual (caso tenha), Endereço, Telefones e E-mail, salve (Salvar).
Nota: Assim que concluir o novo cadastro, o sistema permitirá que continue na mesma compra, selecionando automaticamente o fornecedor recém cadastrado, após completar a Compra é só Salvar.
 
 
EDITAR - FORNECEDOR NOVO NA COMPRA;
  • Acesse Depto. Compras/Gestão de Compras, clique no "+" (Cadastrar Novo) OU abra uma compra existente.
  • Ao lado direito do campo Fornecedor, clique em "Editar" (Editar Fornecedor), altere ou adicione as informações necessárias e salve (Salvar);

Cadastrar ou editar um fornecedor pelo mód. Gestão de Pessoas:

"CADASTRAR"- FORNECEDOR PELO MÓD. GESTÃO DE PESSOAS:
  • Acesse Gestão de Pessoas/ Cadastro Unificado,  clique no "+" (Cadastrar Novo);
  • Na aba "Dados", Adicione Informações como: Razão Social/Nome, CNPJ/CPF, Inscrição Estadual (caso tenha), E-mail, Telefone e Endereço, salve (Salvar);
 
"EDITAR"- FORNECEDOR PELO MÓD. GESTÃO DE PESSOAS:
  • Acesse Gestão de Pessoas/ Cadastro Unificado,  filtre e selecione o cadastro;
  • Abra o cadastro, altere ou adicione o que for necessário, salve (Salvar).

Devolução de Compra

  • Acesse Depto. Compras/ Devoluções de Compra, clique no "+" (Cadastrar Novo);
  • Informe seu Fornecedor, Produto, Quantidade a devolver, Valor dos produtos a serem devolvidos, Desconto (caso seja necessário e Número de itens perdidos;
  • Se necessário, informe o pagamento no quadro Formas de Pagamento, adicione as informações necessárias de cada título, clique em "+" (Adicionar pagamento) e Salvar.

 

Multi Estoques

Para cadastrar ou alterar os estoques é só nos comunicar que faremos imediatamente.

Transferência entre estoques

  • No menu Compras/ Estoque, botão TRANSFERÊNCIA você pode mover produtos de um estoque para outro. Basta selecionar o produto, quantidade a ser transferida, estoque origem e destino;

  • Não há trava se a quantidade a ser transferida não estiver disponível no estoque de origem, neste caso o estoque de origem ficará negativo.

Entrada no estoque correto

  • Na compra adicionada manualmente, pode-se escolher o estoque manualmente. O estoque Padrão já fica selecionado automaticamente;
  • Em compras importadas via XML, os produtos são adicionados automaticamente no estoque Padrão. Caso precise importar XML em um estoque específico, pode importar e em seguida transferir os produtos através do botão TRANSFERIR no menu COMPRAS/ESTOQUE.

Saída do estoque correto

  • Na venda, pode-se escolher o estoque manualmente. O estoque Padrão já fica selecionado automaticamente;
  • Para alterar o estoque de um produto já adicionado na lista, deve remove-lo e inclui-lo novamente, selecionando o estoque correto;
  • Para saber qual a quantidade atual em estoque de um determinado produto da venda, basta seleciona-lo e logo em seguida clicar no campo Estoque, então verá a quantidade disponível em cada um dos estoques.

Recebimentos Parciais

Recebimentos parciais geram parcela com o Saldo Faltante

  • Mude a Situação do Recebimento para Liquidado Parcial;
  • Preencha o Valor que será Pago.
  • No quadro Saldo Faltante, escolha o Vencimento do Restante à ser pago.
  • Salve e Pronto!

* A parcela atual será salva como Liquidado com o valor Pago.

**Uma nova parcela em aberto será salva automaticamente com o valor Restante.

LOCAÇÕES

Novo Equipamento ou Ponteira e Tabelas de Preços

  • Acesse o módulo Compras/ Equipamentos e Produtos, clique em "+" (Novo Produto);
  • Selecione o Tipo desejado;
  • Para Equipamentos Ponteiras, é possível incluir tabelas de preço no quadro Valores:

- É bem simples, no quadro Valores basta selecionar uma Tabela ou criar uma nova, selecionar Período, incluir o Valor e clicar em Incluir;

- Faça isso para todos os possíveis valores do Equipamento ou Produto para cada tabela que irá praticar;

- Esta mesma tabela deverá estar selecionada no cadastro do cliente;

- Na locação será verificado qual é a Tabela/ Perfil do cliente. Então serão listados apenas os períodos cadastrados nesta mesma Tabela/ Perfil no cadastro do produto, junto com seus respectivos valores.

  • Consumíveis, Acessórios e Produtos de Almoxarifado não podem conter tabelas de preços.

Kits em Equipamento ou Ponteira

  • Para Equipamentos Ponteiras, é possível incluir subprodutos para montar um kit, onde:

- Em Equipamentos: pode incluir: Ponteiras, Acessórios, Consumíveis;

Em Ponteiras: Acessórios e Consumíveis.

  • Estes itens do kit serão adicionados automaticamente na locação quando o Equipamento for selecionado, mas podem ser alterados.
  • Em cada subproduto é possível informar já a Quantidade Automática para a locação, mas também pode ser alterada.
  • Consumíveis, Acessórios e Produtos de Almoxarifado não podem conter subprodutos.

Configurar Disparos de Equipamentos e Ponteiras

Para Equipamentos Ponteiras, é possível controlar os disparos utilizados em cada locação, começando pelo cadastro:

  • Preencha o campo Valor Disparo e na Locação este valor será automaticamente contabilizado, como explicamos no tópico "Lançar uma Locação e gerar Ordem de Serviço".

Lançar uma Locação e gerar Ordem de Serviço

  • Primeiramente os Equipamentos, Ponteiras, Consumíveis, Acessórios precisam já estar cadastrados, com valores já configurados e se tiver subprodutos, também já devem estar cadastrados;
  • Agora clique no menu Gestão de Locações, clique em "+" (Nova Locação);
  • Preencha todos os campos, principalmente:

Cliente: Pode cadastrar um novo ou editar os dados direto desta tela

- Produto: Campo só aparece depois de selecionar o cliente.

- Período: Campo só lista as opções de horas da mesma tabela do cadastro do produto, e mesma tabela do cliente selecionado. Se não combinarem deve verificar.

- Clique em Incluir Item e o equipamento e todos os subprodutos do kit serão adicionados automaticamente, mas pode editá-los.

- O campo Informações para o cliente, que aparece na OS, será preenchido automaticamente com o que foi salvo no cadastro do equipamento, mas pode ser alterado.

- Para informar a forma de pagamento, clique em Forma de Pagamento e siga as instruções.

- Para informar a despesa de frete que você irá pagar à um transportador para transportar o equipamento e quer que este valor seja gerado automaticamente em Despesas no módulo Finanças, clique em Pagar Frete e siga as instruções.

  • Após Salvar a locação, na lista de locações, selecione uma locação e clique no ícone de impressão/ Gerar OS.

Configurar e Gerar Contratos

Cada Equipamento pode conter um modelo de contrato, que é mostrado automaticamente quando clicar em Gerar Contrato na lista de locações.

  • Para isso, acesse o módulo Compras/ Equipamentos e Produtos, então encontre e abra o produto escolhido.
  • No campo Cláusulas do Contrato deste Equipamento, preencha somente as cláusulas, sem o cabeçalho e rodapé, estes são gerados automaticamente.

Após configurados os contratos no cadastro de cada Equipamento, acesse a Lista de Locações, então selecione uma ou várias locações e clique em ícone de impressão/ Gerar Contrato.

Você só pode selecionar locações do mesmo cliente e equipamento.

Controlar Disparos de Equipamentos e Ponteiras

  • Após preencher o Valor Disparo no cadastro do equipamento ou ponteira, você pode controlar os disparos utilizados em cada locação já existente, da seguinte forma:

- Primeiro precisa exibir as colunas de disparos que ficam ocultas, para isso, na lista de Equipamentos e Produtos, basta passar o mouse em cima de qualquer coluna e clicar no ícone de seta, então selecione a opção Colunas e selecione as colunas relacionadas aos disparos.

- Agora com essas colunas visíveis, poderá clicar 2 vezes para editar o equipamento ou ponteira que possui o Valor Disparo configurado, preencha os campos Contagem Inicial e Contagem Final, então o valor Total Disparos será calculado automaticamente, somando ao valor da locação.

Crédito de Treinamento na primeira locação

Se você bonifica seu cliente com desconto na primeira locação no valor do treinamento que foi pago, poderá utilizar este recurso:

  • No Cadastro do Cliente, em Crédito de Equipamento de Treinamento você precisa informar o Equipamento e Valor que deseja conceder como desconto ao seu cliente.
  • Após isso, em Nova Locação, selecione o equipamento e clique em Incluir Item e verá o valor disponível para desconto em verde.
  • Para conceder o desconto em locações já existentes, deve remover e REincluir o equipamento.
  • Salve a Locação e este valor será descontado do Total.

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