Empréstimo para Empresas: Como funciona?

Saiba como o empréstimo para empresas pode te ajudar a manter a boa saúde financeira em seu negócio.

Entender sobre finanças é um desafio para muitas pessoas. Entretanto, se já é difícil fazer isso na sua vida pessoal, imagina então fazer isso abrindo uma nova empresa. Nesses casos, suas finanças passam a depender não somente de você, mas certamente de toda a gestão do negócio.

Capital de Giro – o que é?

Capital de giro é uma parte do investimento que compõe uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. Esses recursos ficam nos estoques, nas contas a receber, no caixa, no banco, etc. 

Entenda o que é Ativo Circulante, Passivo Circulante e Capital de Giro Líquido. E como conseguir empréstimo para empresas.

Ativo Circulante

São os bens ou itens que você possui e podem ter gerar retorno financeiro em curto prazo. Alguns exemplos são: contas a receber, dinheiro na conta bancária, aplicações financeiras, valor em caixa, clientes, estoques e mercadorias.

Passivo Circulante

A parte mais difícil de se controlar. Ou seja, contas a pagar, salários, tributos, fornecedores, empréstimos e outras dívidas que você tiver que resolver em curto prazo.

Capital de Giro Líquido (CGL)

Enquanto o Capital de Giro se refere principalmente à operação da empresa, sem contar seu saldo positivo e empréstimos, o CGL é influenciado por todos esses recursos, em maior ou menor grau: prazos médios de estocagem, volume e custo das vendas, compras e pagamento de compras.

Sendo assim, para calcular seu Capital de Giro Líquido (CGL), basta subtrair o Ativo Circulante (AC) – Investimentos e o Passivo Circulante (PC) – Fonte de Recursos.

CGL = AC – PC

Capital de Giro Próprio X Capital de Giro de Terceiros

É importante buscar entender seu balanço patrimonial e fazer uma análise detalhada disso. Dessa forma, você será capaz de avaliar se seu patrimônio líquido e ativos permanentes são suficientes para bancar suas operações.

Caso você identifique que, por ora, não tem recursos próprios suficientes para ter um fluxo de caixa de positivo e um capital de giro bom, procure alternativas de obter capital de giro de terceiros. Inclusive, é muito comum que empresas que estão começando agora não tenham recursos suficientes, mas com uma boa gestão do negócio e das vendas, porém, é possível reverter essa situação em poucos meses.

Empréstimo para empresas

Toda empresa, em algum momento, vai precisar de recursos financeiros. Seja para honrar compromissos, bem como, expandir os negócios ou adquirir equipamentos.

O empréstimo é uma das formas de aporte de recursos mais utilizadas.

Linhas de crédito

Os principais bancos do país, tanto privados quanto públicos, possuem linhas de crédito específicas para empresas e inclusive, segmentadas por setor de atuação. Confira se já há linhas disponíveis para sua empresa e as condições.

Novas Modalidades de Empréstimo para empresas

Uma grande novidade no mercado de empréstimos para empresas são os empréstimos online e os empréstimos coletivos que atualmente, costumam trazer taxas menores que as praticadas. Conheça um pouco mais sobre essas modalidades.

empréstimo para empresas

Crowdfunding |Empréstimo P2P

peer-to-peer (P2P) lending, também conhecido em português como “empréstimo coletivo”, “financiamento coletivo”, “comunidade de empréstimos” ou ainda, “empréstimos entre partes”, é parte da maior revolução do mercado financeiro nos últimos anos, com o surgimento das FinTechs – startups que utilizam tecnologia para simplificar os serviços bancários e substituir os bancos. Desta forma, esse método permite a troca de valores financeiros sem o intermédio de bancos.

O diferencial desse tipo de empréstimo é que, além de, permitir a divulgação da sua empresa ao grande publico, os seus clientes atuais podem investir na sua empresa e outros investidores podem se tornar clientes.

Empréstimo para empresas online

Sobretudo, entre as vantagens desse tipo de empréstimo estão as taxas, menores que as do mercado, além de todo o processo ser feito de forma online.

Uma das principais empresas que tem feito esse trabalho é a Nexoos. A startup é especialista nesse tipo de negócio e tem uma série de conteúdos sobre empréstimos P2P e outras modalidades, não deixe de conferir.

______________________________________________________________________________

Além das instituições já consagradas no mercado, muitas empresas oferecem empréstimos através da internet. Tudo isso pode ser utilizado também pelo interessado em adquirir o empréstimo. Então, só através de uma análise mais minuciosa de todas as opções, ele saberá qual delas é a melhor e a que mais vai trazer resultados positivos.

Mas fique atento, uma administração ineficiente do capital de giro afeta drasticamente o fluxo de caixa da empresa.

Entenda cada vez mais sobre gestão de negócios, financeira e tributária.

Buscando informações sobre o assunto e buscando parceiros estratégicos, a chance de sucesso para seu negócio é muito grande!